Sinopse
"Somente uma ameaça à própria existência pode mudar a rotina dos habitantes do pequeno vilarejo de Javé. É aí que eles se deparam com o anúncio de que Javé pode desaparecer sob as águas de uma enorme usina hidro-elétrica. Em resposta à notícia devastadora, a comunidade adota uma ousada estratégia: vão preparar um documento contando todos os grandes acontecimentos heróicos de sua história, para que Javé possa escapar da destruição. Como a maioria dos moradores são analfabetos, a primeira tarefa é encontrar alguém que possa escrever as histórias".
Elenco
José Dumont (Antonio Biá)
Matheus Nachtergaele (Souza)
Nélson Dantas (Vicentino)
Rui Resende
Gero Camilo (Firmino)
Luci Pereira
Nelson Xavier (Zaqueu)
Jorge Humberto e Santos
Altair Lima (Galdério)
Alessandro Azevedo (Daniel)
Henrique (Cirilo)
Maurício Tizumba (Samuel)
Orlando Vieira (Gêmeo)
Roger Avanzi (Outro)
Premiações
- Recebeu o prêmio da crítica no Festival Internacional de Friburgo, realizado na Suíça, 2003.
- Ganhou setes troféus Calunga e ainda recebeu o prêmio da crítica e o Prêmio Gilberto Freyre no Cine PE - Festival do Audiovisual 2003 (novo nome dado ao antigo Festival de Recife). Ganhou os prêmios de melhor filme, direção, montagem, ator (José Dumont), ator coadjuvante (Gero Camilo), edição de som e atriz coadjuvante (Luci Pereira).
- Recebeu os prêmios de melhor filme do júri oficial e do júri popular e ainda o prêmio de melhor ator para José Dumont no Festival do Rio 2003.
- Ganhou os prêmios de melhor filme independente e de melhor roteiro no 30º Festival Internacional do Filme Independente de Bruxelas, na Bélgica.
- O filme ficou com o prêmio de melhor filme no VII Festival Internacional de Cinema de Punta del Este, 2004.
- Melhor filme de ficção no 5º Festival de Cinema des 3 Ameriques, realizado em Quebec, no Canadá, 2004.
Como não achei o trailer do filme irei postar somente uma passagem:
Excelente produção nacional que contou com atores que até então não eram atores. Foram utilizadas pessoas da própria Gameleira da Lapa, Bahia, cidade onde foi filmado e, com isso, pode-se manter a espontaneidade de um povo simples do interior, sua maneira de falar, expressões, emoções entre outras características. Créditos também para a atuação de José Dumont na interpretação de Antônio Biá.
O resultado?!... assista o filme e tire suas conclusões.
O resultado?!... assista o filme e tire suas conclusões.

3 comentários:
um fime otimo para quem que entender historia e redção é um otimo filme para se fazer analize alem de tudo é muito engraçado
Este filme é um espetáculo pra quem ama História!!!
o filme relata grandes fatos interessantes!!!
eu amei o filme...ele é muito bem desenvolvido!!!!
agradeço por poder detalhar um pouco do que eu acho dele!!!
Obrigadaçooo!!!!
eu assisti o filme me enpresionei com a semelhança do filme com a historia de Canudos muito interresante além do mais muito engraçado e recomendado para quem tá desanimado...
Postar um comentário