Recentemente, publiquei um post defendendo um possível bloqueio de links internacionais e de serviços P2P pela provedora de internet e prestadora de um serviço público, Brasil Telecom.
Comuniquei o fato à ANATEL, órgão governamental responsável pelo controle de telecomunicações no Brasil. Eis a resposta da Brasil Telecom:

"Em atenção ao protocolo acima, temos a informar:

A Brasil Telecom tem realizado um trabalho constante de crescimento de links nacionais e internacionais e hoje possui o maior número de interconexões do país. Entretanto, apesar do esforço descrito, podem ocorrer problemas pontuais, principalmente em situações de "explosão" de demanda por determinado conteúdo/site. Atualmente enfrentamos esse problema, com sites de streamings de vídeo, cuja demanda não era prevista originalmente e estamos nos adaptando. Além disso, enfrentamos durante o mês de julho problemas com um dos nossos fornecedores de acesso internacional, que potencializou o efeito da mudança de padrão de demanda dos clientes. Ambos os problemas serão solucionados ainda em setembro.

Atenciosamente,

Ouvidoria de Clientes
Brasil Telecom S/A"

Está bem. Problemas por causa de acesso a vídeos em determinado site. OK. Como se isto pudesse influenciar em meus programas P2P ou de conversação, como o Microsoft Messenger, Google Talk, Skype e Yahoo Messenger (acreditam, por causa deste problema de conexão sou obrigado a usar os 4).
Pelo menos AGORA eles admitaram que o problema é com eles e não na minha máquina. Só fica uma questão no ar: como eles solucionaram os problemas se eles ainda persistem?

6 comentários:

Irmão Rossoni disse...

Cara, soh um comentário com relação ao P2P.

O U-torrent, que, creio eu, trabalha com rede P2P, tem feito download com a capacidade máxima de download.
Apenas tem ficado lento quando o númeor de seeders eh muito baixo.

Irmão Fabiano disse...

Isto eu sei. O problema é quando vc tem 1800 seeders e o download nem começa ou fica a 0,1 kb/s.

Anônimo disse...

UFA! depois de 3 minutos acho que conseguirei postar aqui.. Bem o pior de eles ficarem dizendo um monte de blá, blá, blá sem fim com as intermináveis musiquinhas chatas p/ cacete (e em intervalos de 2 minutos: EM BREVE VC SERÁ ATENDIDO, AGUARDE!!) eu estou enfrentando os mesmos problemas que você e quando tento colocar algo no site da ANATEL, o mesmo não funciona e/ou carrega, ainda, diz que eu excedi o máximo de caracteres(800) mas se vc deixa com 200, não funciona igual...Eu acho que o negócio é mudar para GVT e torcer para que funcione, pois não sei quanto a vcs mas acho que qdo você não possui o brturbo p/ conectar (q serve p/ vcs usarem apenas os serviços dela: brasil telecomplicação)daí acontece estas porcarias...Enfim falei com a OUVIDORIA e eles "PASMEM" me disseram que NÃO teriam um prazo DEFINIDO e estariam SUGERINDO que os CLIENTES não usassem tanto os canais INTERNACIONAIS!!!! (Época da DITADURA VOLTOU) eu disse mas como? Ele informou apenas que não teria o que fazer e me deu um número de protocolo (rt 1166208) e nem se importou pelo fato de eu estar disposto a mudar de empresa (no caso GVT) deu-me boa tarde e mandou para um setor de cancelamento de ADSL!! Ô, GERÊNCIA da BR TELECOM!! Onde está o MELHOR serviço? É assim que vocês "CONSERVAM" seus clientes que PAGAM SUA CONTA RIGOROSAMENTE EM DIA, e, no final o cara informa FIQUE À VONTADE para fazer o que você quiser, pois não tenho o que fazer, mas se o senhor continuar, é claro, o problema VAI continuar, NÃO terá um fim tão breve, e ainda por cima, NÃO ESTAMOS NEM AÍ PARA VOCÊ, idiota!! (é exatamente assim que a Brasil Telecom plicação trata os clientes!!) e o que adianta aquelas letras miúdas dizendo: Obrigado por pagar em dia sua conta, QUANTA FALSIDADE!!!!! QUE VENHAM MILHARES DE OPERADORAS CONCORRENTES!!! CHEGA DO MONOPÓLIO, RESPEITO É BOM E NÓS VALORIZAMOS ISTO!!! Enfim, o carinha (que atende na ouvidora) disse , depois de eu informar que havia lido (aqui, é claro) que muitos outros tinham o mesmo problema, confirmou sim esta história no NARUS..Bom já estou contactando a GVT e já estarei navegando, pois aqui na minha cidade é tudo FIBRA ÓTICA!!! Brasil Telecom GO TO HELL AND HAVE A SHITTY DAY!!!

Colpani disse...

É isso ai Rodrigo, o negócio antes de ligar para esses caras é já estar disposta a mudar de operadora caso eles não se comprometam a solucionar o problema. Eles nos tratam como se nós dependêssemos deles (o que é bem ao contrário). Não solucionou o problema, não se comprometeu a solucionar, então vai a puta que o paral que eu mudo de operadora.
Eu uso a GVT aqui em Curitiba e não tenho do que reclamar. Sempre fui bem atendido e prontamente. Nunca fiquei naquela palhaçada de aperte 2 para blá blá blá, aperte 3 para blá blá blá e nada de uma pessoa com quem eu possa conversar. O máximo que faço é apertar o número do atendente e falo diretamente com ele.

Esdra S. Oliveira disse...

Aê galera....

quem quiser mudar pra GVT é só me mandar um e-mail e eu retorno por telefone...

mande no e-mail seu CEP e número da residência pra que eu possa verificar a cobertura, deixe tbm seu nome e telefone com DDD pra que possa entrar em contato...


contato_gvt@pop.com.br

Esdra Schonrock de Oliveira.

Obrigado!!!

Unknown disse...

Bom dia mocada, alguns clientes torrents ficam lentos aqui tambem, mas agora achei um que fica no maximo 100% do dia, Deluge, cliente originalmente de linux.