Nosso "grande" Irmão Nânico Colpani indagou o que realmente seriam ou deveriam representar os lindos e fofinhos Smurfs. Representantes de uma sociedade utópica comunista? Nazistas? Adeptos à Ku Klux Klan ou simples seres de uma sociedade envolta à orgias e bacanais? Não sabemos.
Porém, qual não foi a nossa surpresa quando o "viajante" Philipe (do inigualável Mundo Gump)
trouxe uma nova (e interessante) teoria: seriam eles alucinações liliputianas. Ahh? Lili.. o quê??
Não entendeu. Tudo bem, você, eu e outros 99% das pessoas comuns também não. Mas só lendo o texto para entender o porquê dos Smurfs serem "alucinações liliputianas":

"Alucinações Liliputianas
De todas as alterações da mente, as alucinações são um prato cheio.
As alucinações liliputianas então, são sensacionais. Elas tem este nome, porque como você entenderá mais tarde, se baseiam na história de Gulliver, escrita por Swift. ( Vai, puxa pela memória aí. Gulliver era aquele garoto que sobreviveu a um naufrágio e foi parar numa ilha. Ao acordar, viu-se cercado de milhares de homenzinhos minúsculos que o amarraram, mas depois ele ficou amigo dos homenzinhos e foi tratado como um gigante...)
Uma alucinação liliputiana é basicamente assim:O paciente acordou e ao olhar no canto da parede, viu estupefato, que ali estavam dois pequeninos homenzinhos a olhar para ele e acenar. O paciente acenou de volta pra eles, embora não entendesse como dois homens poderiam ser tão minúsculos, com dois centímetros de altura apenas. No decorrer dos dias, o paciente começa a desenvolver uma relação com os homenzinhos, que agora começam a trazer mais e mais pequenos seres para vê-lo. Em alguns casos, o paciente se alegra ao ver os homenzinhos fazerem acrobacias e palhaçadas. Com o tempo, o paceiente descobre que os homenzinhos saem de uma pequena fresta na parde, por onde uma tomada em curto havia sido arrancada. (os homenzinhos geralmente são descritos saindo de buracos, fendas, rachaduras ou portinholas minúsculas que simplesmente surgem do nada.)
As alterações liliputianas são dotadas de uma coloração intensa, como se a redução do tamanho dos seres implicasse em uma maior saturação dos tons, mas isso não impede a sensação de realismo, que é altíssima, com os homenzinhos obedecendo princípios de perspectiva, relevo, iluminação... O comportamento dos homenzinhos em geral é afetado, teatral. Com um certo ar cerimonial e circense.Na grande maioria das vezes, a alucinação liliputiana não inclui um grau de interação alto entre o paciente e os homenzinhos da visão, sendo apenas limitado a observação e contemplação. Eventualmente um diálogo. Na maioria das vezes, não se entende o que os homenzinhos dizem por ser baixo demais ou em uma língua desconhecida. No geral, relacionam-se por sinais.
Se eu tivesse que sofrer uma alucinação sem dúvida eu gostaria que fosse esta.
Bom, você deve estar se perguntando que diabo de maluquice é essa que me deu de escrever sobre uma alteração mental. Explico: Eu estive pensando nos Smurfs.
E aí caiu a ficha! Gargamel é um portador de uma psicopatologia! Ele sofre das alucinações liliputianas e vê os Smurfs. Acredita tanto nas visões, que acha que pode comê-los. A obsessão de Gargamel - um velho idoso da idade média, que vive com um gato numa ruína decadente em meio a uma floresta, algo que já sugere algum tipo de demência ou patologia antisocial - pelas criaturas, pode se dever em parte pela característica de sobrecarregar cromaticamente a aparência dos seres, dando-lhes cores azuladas que pareceriam apetitosas como frutas a alguém que nunca comeu nada muito colorido.
Então está explicado a razão por trás dos Smurfs. É a alucinação liliputiana!"

Philipe, Mundo Gump.

Mais, acessem o Mundo Gump e leiam as peculiares crônicas escritas pelo "alucinado" Philipe. Abraço de toda a Irmandade.

8 comentários:

Irmão Eder disse...

Isso aí, parabéns pelo Mundo Gump, Philipe, muito bom o post.

Irmão Rossoni disse...

Realmente...muito bom
Não serei eu tbm uma alucinção liliputiana???!!!!
Não não...tah mais pro Irmão Colpani que eh o baixinho do grupo ehehe

Irmão Fabiano disse...

UAHUUHAUHHAH

Boa boa Diogo. O Nânico (Irmão Colpani) é o nosso amigo imaginário...

Irmã Thaty disse...

Pra mim continuam sendo fofinhos....

Philipe disse...

Pra quem curte esses lances de alucinações, delírios e alterações da percepção, recomendo o livro: "Curso de Psicopatologia" - do Isaías Paím. As alucinções liliputianas são expliocadas em detalhes na página 50.

A maior vantagem de ser psicólogo é conhecer essas merdas do ser humano, né?

A propósito, o Pica-Pau sofre de mania, um quadro clínico que sugere altíssima excitação e falta de coordenação das idéias. Talvez até possua déficit de atenção. Deveriam dar Ritalin para o Pica-pau.

Irmão Rossoni disse...

Owwww
Ritalin nada...sou hiperativo e consigo lidar bem com isso. Muitas vezes ninguem me entende (falo rapido demais)...e pra que dormir mais do que 3-4 horas por dia??!!!
Wuhahahhahaha
Tomarei o Pica-Pau como inspiração agora
hehehe

Colpani disse...

Que mané Hiperativo. Falar rápido demais é diferente de falar enrolado porque tem algum problema com a língua ou com a cabeça. Dormir é questão de costume e necessidade. Se você se condiciona a dormir 3 horas por dias, você irá dormir esse período, se você precisar dormir 3 horas por dia, a mesma coisa.
E como dizia o matusalém: "não me venha com churumelas"

Anônimo disse...

interessante, mas a verdadeira intenção do Gargamel não é comer os Smurfs, e sim cozinha-los em um processo que os transformaria em ouro puro. Na minha opinião, uma representação do processo de mais valia que os azuizinhos socialistas sofreriam se não vivessem a sua maneira