A não ser que mudem totalmente o jogo do beta para o oficial, StarCraft II deverá ser a maior decepção do ano no segmento "games". Antes que me ataquem com pedras ou tiros de marines, vou explicar.

A anos a Blizzard está construindo o jogo (desd 2007, mais precisamente). A expectativa para os fãs do jogo é tanta que a cada pouco o fabricante anunciava uma imagem, um vídeo sobre o que seria "StarCraft II".

Eis que mês passado a Blizzard finalmente lançou o beta do tão aguardado game para que os gamemaníacos pudessem avaliar a estrutura, os gráficos e a jogabilidade dele. E eu, que joguei StarCraft e StarCraft: BroodWar até enjoar, não podia deixar de sentir este gostinho de ter no mouse o mais novo lançamento em estratégia.

A primeira vista parece que o jogo é o mesmo que StarCraft 1, só que com gráficos melhores. Porém, conforme fui jogando percebi que realmente StarCraft II é apenas um StarCraft 1 graficamente melhorado. A jogabilidade, as estruturas, os seres são todos idênticos. Com exceção de um ou outro ser diferente, StarCraft II não traz nada de diferente, nada mesmo!



Os mesmos tanques, os mesmos marines, as mesmas Battlecruisers...


É certo que StarCraft 1 foi um dos maiores jogos de estratégia de todos os tempos e em alguns países (Coréia do Sul, por exemplo) ainda se joga muito em lan houses. Mas uma sequência lançada 12 anos após o seu precursor deveria trazer muita coisa nova, assim como foi Warcraft III para o WarCraft II.

A Blizzard inovou tanto na série WarCraft ao lançar o III que abriu-se um novo jeito de jogar games de estratégia. Consideradas as devidas diferenças, WarCraft III é muito melhor em jogabilidade e inovação que StarCraft III, lançado quatro anos após aquele.

StarCraft II deverá seguir a mesma linha de Age III: muita expectativa e logo em seguida uma frustação generalizada.

É certo que em "time que está vencendo não se mexe", mas Blizzard, convenhamos, 12 anos para só melhorar os gráficos, não tem fã que aguente!


2 comentários:

amf disse...

Eu nem comento em como a Blizzar destruiu o World of Warcraft, mas lançar um jogo com tanto tempo de expectativa e ter só gráficos melhores e de se admirar. Quero só ver o que vem por ai no Diablo III.

bruno disse...

ahuehaue, nego joga sc a vida toda e não consegue entender o espirito do jogo. Esses jogadores de singleplayer são fodas msm, por favor fiquem aí.