Sim, assisto de vez em quando ao Brazil Next Top Model com minha mulher e não vejo mal algum em ver um programa cheio de mulheres gostosas desfilando de biquine (se você não gosta do conteúdo do programa, faça como eu e veja tudo como se fosse no mute).

Porém o que me deixou mais intrigado foi uma vinheta lançada pelo Canal Sony Brasil para divulgar o programa. Num específico trecho do comercial uma das modelos (negra) diz que o maior sonho dela é ter "duas empregadas loiras" ou algo assim.

Você não deve ter visto mal na fala da moça, só que imaginem a cena ao contrário: uma modelo loira falando que o maior sonho dela era ter "duas empŕegadas negras" ou, pior, "duas empregadas pretas" trabalhando para ela.

Sou branco (bem branco, por sinal) e posso dizer que jamais passei por preconceito por causa de cor (só meu apelido era "Albino" no colégio, mas tudo bem) logo não posso afirmar o que é ser rejeitado ou humilhado por causa da sua cor de pele. Preconceito é a forma mais baixa de segregação humana, seja qual for a origem das diferenças, mas não podemos esquecer que preconceito (ou racismo, neste caso) pode também partir de uma pessoa negra para outra pessoa branca.

Mas como a moda agora é ser azul...

1 comentários:

teste disse...

Nao sei nao. O problema eh o seguinte: ninguem fala, mas todo mundo pensa. Quando voce vai pensar numa empregada domestica, muito provavelmente nao vai pensar nela branca, loira, de olhos azuis. Acho que voce foi no racismo errado. Se o pensamento foi: uma mulher negra, isso fatalmente significa que voce tambem foi abarcado pelo esteriotipo (esse sim racista) que eh veiculado diariamente (por tv, revista e jornais) que coloca o negro em lugares subservientes. Acho que quando a modelo menciona isso nao eh contra producente ou racismo, faz pensar no por que desejar ter uma empregada loira seria racismo, ja que a maioria do pais compra o esteriotipo do negro sem se questionar de nada.

Bom, so pra finalizar, o conceito que voce emprega sobre racismo eh simplista. O racismo se da quando uma etnia sobrepoe outra, impedindo-a de atingir o poder. Acho que a sua analise deveria ser diferente quanto ao Brazil Next Top Model. Afinal, com tantas mulheres negras, por que somente 4 participaram? Por que a beleza brasileira eh tao europeia. Talvez voce nem entenda o que eu digo, mas eu nao vejo um brasil "albino", como a suecia. No mais somos misturados, mas tem muita pele negra por ai. Onde estao as next top model negras ou escuras? Consegue ver o racismo? Consegue ver o impedimento de uma etinia na obtencao do poder (nesse caso o de se representar e ter identidade).

Abracos,
Ayraon