O tardígrado ((nome científico:Immortalius Nuncamorrius) ou urso d'água é considerado por muitos o animal mais resistente do mundo (@barata: perdeu, playboy). Pertecente ao filo Tardigrada, seu primeiro registro data de 1773 e desde então mais de 400 espécies já foram catalogadas.

Image Hosted by ImageShack.us

Para se ter noção de como o bichinho é resistente, há registro que o tardígrado tenha sobrevivido a temperaturas de -272ºC (próximo ao zero absoluto) e a 143ºC (muito acima do ponto de ebulição da água), além dos ambientes mais ostis como radiação, ar rarefeito, vácuo, desidratação, alta pressão e acidez.

Isto está relacionado à sua capacidade de reduzir sua taxa metabólica, o que se chama "anabiose". O estágio mais avançada desta dormencia se chama "criptobiose", onde o animal também perde a maior parte da água em seu corpo.

Sua resistência é resultado da criptobiose (estado latente), onde o tardígrado pode expelir quase toda a água do seu corpo (desidratação), ficando inerte por anos até ser novamente reidratado.

É a natureza encontrando uma maneira de driblar o apocalipse (criando seu minúsculo Chuck Norris).

Fontes: aqui e aqui.

0 comentários: