"Por algum tempo um email circulou pela net mostrando fotos do mar pintado de vermelho, enquanto golfinhos eram encurralados e massacrados em um ponto da praia de Taiji, no Japão. Este absurdo movimenta um mercado bilionário onde um golfinho pode ser vendido pelo valor de 500 Dólares pela carne e até 150 mil Dólares para ser colocado em parques como o Sea World.

Ric O’Barry faz parte da história dos golfinhos, pois nos anos 1960 ele prendeu e treinou seis destes mamíferos para que eles interpretassem o icônico Flipper. Anos depois o treinador percebeu que um de seus animais estava tentando se matar e chegou a conclusão de que golfinhos não foram feitos para viver em tanques, por isso O’Barry é hoje um ambientalista que advoga pela libertação deles.(Precisava tanto para perceber que golfinhos não devem viver presos?)


O treinador se uniu ao documentarista Louie Psihoyos para mostrar a terrível realidade do parque nacional de Taiji e suas consequências como o massacre de golfinhos e a venda de carne contaminada por mercúrio para a rede escolar japonesa.

Gravar este filme não foi nada fácil pois a cidade se aparenta como um local que ama os golfinhos e as baleias. Os pescadores não queriam que seu segredo sujo fosse exposto ao mundo e colocaram pessoas e policiais para perseguirem a equipe de filmagem. As táticas que foram usadas para realizar o documentário são dignas dos mais hollywoodianos filmes de espionagem. O resultado choca até mesmo os japoneses que viram as cenas. Confira o trailer de The Cove abaixo.



O filme fez com que a mídia virasse seus olhos para a cidade e fizesse com que um grande número de jornalistas visitassem Taiji no último dia primeiro, quando começa a temporada dos golfinhos na região e consequentemente a matança. Desta vez os golfinhos não estão morrendo graças a presença de O’Barry.

Infelizmente os pescadores estão deixando claro que a presença de Ric e da mídia são as únicas coisas que impedem a morte dos animais e nós sabemos que ele não pode ficar lá para sempre, até porque os custos são altos. O aumento da pressão popular no Japão por uma legislação proibindo a morte de golfinhos seria a única maneira de acabar com este absurdo, mas infelizmente as pessoas não parecem muito dispostas a isso. Abaixo você pode ver um pouco do que acontece em Taiji. No site Take Part (clique aqui para visitar) você pode ver como ajudar nesta luta, inclusive com voluntariado.



Via Pipoca

2 comentários:

Bastard disse...

Nossa veio eu jurava que isso aqui era blog de macho...mas to vendo que entrei no site dos bambis do greenpeace sem querer aff ¬¬

Anônimo disse...

Legal, mas pra matança de bois, vacas, frangos, etc. ninguém liga, né? Isso pode, né? Eita povo sem vergonha!!!