Segundo o professor Ir. Nânico Colpani, se o aluno colocar Google nas referências de um trabalho científico é "ZERO". Realmente o Sr. Google escreve pouquíssimo artigos ou faz poucos estudos, exceto os específicos da área. Google é apenas uma 'ferramenta de busca'. Os seus resultados é que sim podem ser considerados como fontes bibliográficas.

Image Hosted by ImageShack.us


Mas, e a Wikipédia, a maior enciclopédia do mundo, pode ser considerada uma fonte segura de estudos? Sim e não.

Sim porque todos os seus textos são analisados por uma equipe de outros milhares de usuários que podem, com argumentos, suplementar, modificar ou excluir o que lá está escrito.

Não, pois como dito, são os próprios usuários que fazem a enciclopédia, e todos são passíveis de erros, intenciosos ou não. A própria Barsa, a enciclopédia das encicloédias, trazia em suas folhas erros grotescos, e nem por isso perdeu sua credibilidade.

Porém, devemos sempre estar atentos e pesquisar novas fontes e conflitar as informações com sites mais seguros. Por exemplo, num concurso público que fiz, numa questão sobre densidade populacional de uma cidade, a comissão do concurso validou as informações da Wikipedia, que eram diferentes das trazidas no site do IBGE.

Exceções a parte, ficou muito mais fácil fazer trabalhos científicos hoje que a 10 anos atrás, onde a limitação para as fontes bibliográficas eram as prateleiras da biblioteca.

4 comentários:

Anônimo disse...

Karaio, velho.. que blog ruim... ninguém nem comenta nada nas postagens... huiaah divulguem isso aqui galera...

Irmão Rossoni disse...

O Google Acadêmico é uma boa fonte de pesquisa de artigos. Obviamente vc não cita o google como fonte de pesquisa, mas sim o artigo achado ^^

Dmitry disse...

Acho complicado utilizar a Wikipédia como fonte para trabalhos científicos. Ela serve para tirar dúvidas e apontar caminhos. Os melhores artigos da Wikipédia vêm com fontes e estas sim podem ser utilizadas.

Acho que o uso do Google Acadêmico (GA) para se encontrar artigos é um excelente caminho. Quem já trabalhou com a Medline e a BVS sabe o quanto o GA é bom.

Os artigos da Wikipédia são revisados por pessoas experiêntes, mas eles podem ser modificados a qualquer momento, o que aumenta a desconfiança sobre seu conteúdo.

Se fosse alluno meu e tivesse a Wikipédia como única fonte tomava zero também.

Colpani disse...

Scielo é show de bola!!!