Lei antifumo divide opiniões em SP

Lei foi aprovada na noite de terça-feira pela Assembleia Legislativa.
Comerciante prevê queda no movimento e fechamento de bares.

Sermão do Véio: como não fumante e possuidor de alergia à fumaça do cigarro, sou plenamente favorável à lei. O meu direito termina aonde começa o seu, logo, não sou obrigado a ser um fumante passivo só pra um fumante qualquer sustentar o seu 'incontrolável' vício.

Você gostaria de sentir meu chulé ou odores que exalam da minha bunda enquanto você almoça? Pois é assim que me sinto quando tenho que fumar um cigarro passivamente ao lado de um idiota fumante num restaurante no centro de São Paulo.

Só para se ter uma idéia, há muito mais fumantes passivos que fumantes propriamente ditos. Só entre as crianças, estima-se que 700 milhões são fumantes passivos em todo o mundo. E, pior, o fumante passivo ingere uma fumaça mais nociva que o fumante, porque aquele inala uma fumaça que não passou pelo filtro do cigarro (é a chamada 'fumaça lateral').

Image Hosted by ImageShack.us

"A fumaça lateral contém 3 vezes mais nicotina, 3 vezes mais monóxido de carbono e 50 vezes mais substâncias cancerígenas.

Nos locais fechados em que é permitido fumar, as partículas da fumaça se espalham rapidamente levando a concentrações que excedem os níveis padrão de qualidade do ambiente. Atualmente nas grandes empresas já se pode ver as áreas criadas especialmente para os fumantes, não sendo permitido fumar em outro lugar. Caso não houvesse um lugar específico para os fumantes, uma pessoa que não fuma ao final de um dia de trabalho(aproximadamente 8 horas diárias) chegaria a fumar de 1 a 4 cigarros.

Diversas pesquisas vêm sendo elaboradas a respeito desse tema e, desde já, cientistas mostram que a incidência de câncer de pulmão entre os fumantes passivos é duas vezes maior do que a encontrada na população geral, e que as esposas dos fumantes têm o dobro de chance de desenvolverem este tipo de doença quando comparadas com as esposas de não-fumantes. Filhos de fumantes estão mais suscetíveis a doenças respiratórias que os demais, sem falar que o exemplo de ter pais fumantes é muitas vezes seguido por eles mais tarde."
Fonte

Também não sei porque tanto alarde. Não se proibiu o fumo, apenas o chamado 'fumo passivo'. Se quer fumar, que o faça em lugares abertos ou em sua casa, de preferência ao lado do berço do seu filho, e não do lado da minha mesa num restaurante enquanto estou comendo.

Exagero também a afirmação que bares poderão fechar por causa dessa lei. Só se for por negligência própria do dono do estabelecimento se não tirar o fumante do meu lado, porque terei o maior prazer de denunciá-lo à vigilância sanitária por descumprimento legal.

Ah, a medida vale para casa de show, casas noturas, festas e boates (na cidade de São Paulo, mas bem que a lei poderia ser aprovada em âmbito nacional).

Num estado democrático de direito, as liberdades deveriam ser controladas por cada indivíduo. Já que este não é digno de o fazer, só com leis como esta para se haver respeito mútuo.

1 comentários:

Godoy disse...

Discordo parcialmente da sua opinião.
Também não sou fumante, e concordo que fumo em restaurante é cagada, mas em bares? casas noturnas? Pro inferno. Que se dividam casas onde permitem fumantes e onde não permitem, e cada um escolhe onde ir. O veto é arbitrário e ridículo.