"Segundo as previsões de cientistas da União Européia, o futuro de milhões de jovens não será muito bom: depois 5 anos ouvindo músicas em alto volume no "player" de MP3, eles correm grande risco de sofrerem perda permanente da audição. A pesquisa ataca o conceito de “entretenimento do ruído e diz que as crianças e os adolescentes precisam se proteger de volumes sonoros mais altos pois estão cada vez mais expostos a esses sons, já que os novos aparelhos conseguem reproduzir músicas em volumes maiores sem perda de qualidade".

Pictures Hoster


Especialistas estimam um número entre 50 e 100 milhões de pessoas utilizando players de música portáteis todos os dias. Se usassem o aparelho por 5 horas semanais a um volume de 89 decibéis já estariam extrapolando o limite da UE para barulho em locais de trabalho. Por períodos mais longos que isso, já correm o risco de perda de audição em 5 anos.

O número de pessoas que fazem parte do “grupo de risco” varia entre 5% e 10% do total de usuários de "players" portáteis, o que chega a 10 milhões de pessoas entre os países da União Européia.

Outro alvo das pesquisas são os celulares utilizados com o controle de volume acima do ideal, que também podem ocasionar problemas auditivos.

Pelo menos no Brasil não teremos este problema. Aqui nossos jovens preferem andar nas ruas, ônibus e metrô ouvindo suas porcarias melodias sem os fones de ouvido mesmo, usando o alto-falante dos celulares e fazendo todos à sua volta compartilharem de tão bela experiência."

Via Meio Bit que por sua vez kibou da Agência Reuters


Sermão do Véio: é certo que estes números dificilmente se concretizarão. Avanços médicos e até um pouco de darwinismo farão com que poucos de nós nos tornemos surdos, mas mesmo assim não deixa de ser uma informação preocupadora.

Assim, se você não é problemático estranho como o Irmão Rossoni que gosta de ouvir música junto com o seu bairro, manere no som dos seus fones.

0 comentários: