Depois de mais de 18 anos da promulgação do Código de Defesa do Consumidor e mais de 10 anos das privatizações dos serviços públicos essenciais, como energia elétrica, telefonia, água, entre outros, finalmente o Governo parece ajudar o consumidor frente às poderosas empresas prestadoras de serviço público.

O Ministério da Justiça, por meio de um decreto, resolveu mudar o modo como é feita 99% das comunicações consumidor-empresa: os chamados "call center". Em até quatro meses, as empresas deverão mudar drasticamente o modo de atender seus clientes, não podendo mais, a exemplo da Brasil Telecom ou da Vivo, demorar TRÊS (03) HORAS para você ser atendido ou, pior, repassar a mesma ligação para 17 atendentes diferentes (isso já me aconteceu).

Assistam a reportagem do Jornal da Globo que aponta as principais mudanças que deverão ocorrer (ou clique aqui para a ler).



Pontos mais relevantes:

- Prazo para resposta do problema: 05 dias;
- Prazo para todo o histórico da reclamação ser remetido ao cliente: 72 horas;
- Centrais deverão funcionar 24 horas, 07 dias por semana;
- Opção inicial de poder falar com um atendente;
- Opção inicial de poder cancelar o serviço;
- Impossibilidade de mais de uma transferência;
- A transferência não poderá durar mais de 01 minuto;
- O cliente não precisará explicar mais de uma vez seu problema.

As empresas terão 04 meses para se adaptar.

1 comentários:

Anônimo disse...

Demorô heim governo federal?! Lei geral já tem há tempos, soh faltava regulamentar (com eficiência), tarefa essa, do executivo.