29 de jul. de 2008

Fumar ou não fumar. Não fume!


Um projeto de lei federal (mais um) está dando o que falar. Depois da "Lei Seca" no trânsito, o negócio agora é o "Proíbido Fumar Geral", isto mesmo, você fumante de 20 maços/dia pode ir se preparando para perder o seu direito de contaminar o ambiente e os pulmões das outras pessoas.

Pelo parágrafo acima já deu para ver que sou completamente a favor da nova lei, se aprovada. É comprovado que o cigarro faz mal não só à saúde do viciado como também das pessoas que o cercam - os chamados "fumantes passivos". E isto inclui a mim, a você, ou a qualquer outra pessoa que respire do mesmo ar que o mal-educado que insiste no direito de violar o meu direito de respirar um ar não contaminado.

A própria OMS já considerou o cigarro um dos maiores fatores de morte no mundo. Se você quer trocar "quantidade" de anos de vida "qualidade" de anos de vida, problemaéseu, mas isto não lhe dá autorização de o fazer por mim.

Relembro, aqui, que a lei visa restringir o fumo em lugares públicos e fechados. Se queres fumar, fume em lugar fechado, em sua casa, ao lado do berço do seu filho de 2 meses. Não fume do meu lado. Se você ainda assim se sente no direito de poluir meu ar, pense que isto me autoriza a peidar, arrotar, jogar cheiro de estrume em seu ar a cada 5 segundos, sendo que a diferença é que estes maus cheiros dificilmente lhe matarão.

Espero que a multa seja bem gorda não só para os fumantes, que na maioria privilegiam seu direito em detrimento dos outros, mas que estabelecimentos "coniventes" sejam compelidos a literalmente retirar do recinto os violadores da lei.

------------------------------------------------------

Pesquisa do Hospital da USP sobre o tabagismo passivo (via):

Em esposa não fumante de marido fumante:

* Risco de acidente coronário aumenta 25%
* Risco de câncer do pulmão aumenta 26%

Incômodo provocado pelo fumo passivo ocorre em:

* 80% de não-fumadores,
* 53% de fumadores.

Os quatro principais riscos do tabagismo passivo na criança

* Morte súbita do recém-nascido (Risco multiplicado por 2).
* Ataque de asma: Risco aumenta 14%, 38% e 48%, respectivamente, se for o pai, a mãe ou os 2 a fumar.
* Otite recidivante: Risco aumenta 21%, 38% e 48%, se for o pai, a mãe ou os 2 a fumar.
* Bronquites: Risco aumenta 72% se for a mãe a fumar e 29% se for outro membro da família a fumar.

7 comentários:

Anônimo disse...

Cara, já existe uma lei federal de 1996 que proíbe o fumo em locais fechados de uso coletivo. Eu não sei o número de cabeça, mas eu já vi o número estampado em vários lugares (inclusive onde almocei hoje). O que é preciso fazer é a mesma coisa que a tal "Lei Seca", que de seca não tem nada, apenas proíbe os beberrões de dirigirem após beber ou enquanto bebem. Se fiscalizarem, com certeza vai ter muito neguinho infringindo a lei. Só nos resta saber quais serão as penalidades.

Uótarréu?

Anônimo disse...

vou parar. e o fumo que sobrar vou meter noce!

Anônimo disse...

Cade o projeto? O número pelo menos..

Anônimo disse...

Gostei da irreverência do texto, concordo plenamente.

Anônimo disse...

Nao gosta d cigarro problema teu seu maneh hahaha
fica em ksa jogando computador nerdzao, dai ninguem fuma do teu lado.

Anônimo disse...

Apesar de eu ser fumante e não fumar em locais fechados(acho falta de educação e ja têm lei que regula isso) acredito que fosse melhor: criar uma lei que proibisse a emissão emissão de monoxido de carbono. usaremos apenas carros elétricos >=D.

Bem pra mim você é fresco... Perdão!

Anônimo disse...

FUMANTES: CHEIREM MEU CÚ!!!!