A Assembléia Legislativa de São Paulo aprovou terça-feira (28) projeto de lei que proíbe o uso de celular em sala de aula em estabelecimentos de ensino de todo o Estado.

A lei ainda depende de sanção do governador José Serra (PSDB) e passa a valer 90 dias após sua publicação.

O autor do projeto, deputado Orlando Morando (PSDB), disse esperar que o governador sancione a lei sem questionamento. "Equipamentos como celular, MP3 e iPod desviam a atenção do aluno em sala de aula, quando ela deve estar 100% direcionada aos estudos, na fixação do aprendizado", diz Morando, ao justificar seu projeto.

O uso do celular em sala de aula já tem restrição na maioria das escolas. Mas é cada vez maior o número de estudantes com acesso a aparelhos.

O diretor pedagógico do Colégio Bandeirantes, Pedro Fregoneze, diz que mesmo sem lei já existe um acordo tácito de proibição entre professor e aluno. "O aluno sabe que o celular atrapalha a aula e ele próprio".

No Bandeirantes, por exemplo, celular acionado em sala de aula é confiscado e só devolvido ao final. As reincidências são informadas aos pais, segundo Fregoneze.

O diretor diz que a maioria dos 2.700 alunos de classe média que freqüentam o colégio tem celular, mas que os casos de uso indevido são raros.


Sermão do Véio: é estranho você legislar sobre modos ou maneiras de educação básica. É mais do que óbvio que algumas atitudes em determinados lugares e/ou horários devem ser restritos ou vedados, mas em uma sociedade "moderna" essa educação deveria estar intrínseca na cultura do povo.

Mas brasileiros, não se sintam os únicos neandertais vivos do planeta que precisam de regras escritas para seguirem: a pouco tempo os elegantes ingleses tiveram que aprovar uma lei proibindo o cigarro nos seus pubs.

4 comentários:

Anônimo disse...

Que uso de celular tem um limite nas salas de aula (tem que deixa o celular no silensioso ,se for presiso usar em caso que a mae quera falar com o filho se for um caso de emer gencia

Anônimo disse...

q isso e um cassete
um pau no cu bando de f.d.p

Anônimo disse...

q eu sou qualira

Anônimo disse...

eu do o cú para andrei e rolo o meu caneco para todos