Um técnico de informática italiano afirma ter descoberto outra imagem oculta dentro do quadro A Última Ceia, de Leonardo da Vinci, no qual apareceriam diversas figuras - entre elas, um templário e a Virgem Maria -, mas um especialista chamou o descobrimento de "pura invenção".

Pesci Slavisa, 36 anos, notou algo estranho no quadro enquanto folheava uma revista. Ele decidiu escanear a imagem e imprimi-la em um papel translúcido. Depois, o técnico a colocou de novo sobre o quadro original e descobriu "um novo desenho, com outras imagens", explicou, nesta quarta-feira, durante uma entrevista coletiva em Milão.

Slavisa, natural de Mântua, no norte da Itália, explicou que, na parte direita do quadro, aparece um templário e, no centro, a figura da Virgem Maria. "Há uma coincidência de pontos que acho que não podem ser fruto de uma casualidade, mas um cálculo preciso de Leonardo", disse.

Slavisa afirmou que não sabe explicar qual pode ser o significado de sua descoberta, que, segundo ele, deve ser dado pelos "críticos e estudiosos da arte".

O técnico repetiu o mesmo processo com outras obras de Leonardo da Vinci, inclusive com um auto-retrato, e disse que também descobriu uma nova imagem no quadro. "Leonardo se divertia escondendo outras imagens em suas pinturas" afirmou. Slavisa ressaltou que o que ele apresentou agora foi notado por acaso, "algo que todos podem verificar de uma maneira muito simples".

O técnico afirmou que não é um fã de Dan Brown - autor de O Código Da Vinci -, nem um aficionado pelo pintor. Ele ressaltou, ainda, que um amigo o convenceu a patentear a descoberta antes de divulgá-la.

No entanto, o crítico de arte e assessor cultural de Milão Vittorio Sgarbi, qualificou as novas informações de "pura invenção". Sgarbi alegou que é impossível que haja no famoso quadro de Leonardo "desenhos de pessoas diferentes das que podem ser vistas".



As imagens abaixo foram editadas no photoshop por Metus, moderador do fórum Uêba, o qual utilizou duas layers, uma das imagens da última ceia invertida e sobreposta à original. A esta layer aplicou o blending "Hard Light" e depois fez um "crop" para que fosse possível ver com maiores detalhes aquilo que interessa.

A imagem da Santa Ceia original pode ser vista aqui.


Nesta imagem é possível ver uma pessoa segurando um bebê;



Nesta, Jesus está sentado a mesa. Até aí nada diferente do original. Entretanto, realizando a sobreposição, o "robe" de Cristo passa a ficar de uma única cor, seu rosto não muda de direção e um cálice (graal?) aparece discretamente na altura de seu abdômen;



Outra imagem que surge lembra um cavaleiro (usando aqueles "coifs" [vide google images]. Alguns dizem ser um cavaleiro templário sentado na mesa;



Por último, realizando uma sobreposição parcial das imagens, forma-se ao fundo da mesa a imagem de um homem barbudo, careca, talvez usando uma túnica. Junto ao "crop" foi posto um desenho do rosto de Leonardo da Vinci. A semelhança é muito grande, cogita-se um auto-retrato escondido dentro da obra;



Extraído do Fórum Uêba

11 comentários:

Irmão Fabiano disse...

Isso é muito estranho e duvidoso, tipo aquele negócio de achar palavras na bíblia. As imagens (cores, camadas, bordas etc) podem ser perfeitamente ajustadas para demonstrar o que você bem entender.
É só ver os caras do worth1000.com

Colpani disse...

Há uma certa semelhança fisionômica entre o Véio Rosa e o Leonardo Da Vinci. Alguém mais notou isso???

Colpani disse...

CLARO, é evidente. Na última figura apresentada nesse post, Leonardo Da Vinci não fez um auto retrato seu mas sim pintou o Véio Rosa ou um de seus ancestrais.

Estamos desvendando as origens dessa Irmandade.

Colpani disse...

ou seja, Véio Rosa não foi convidado para a festa e entrou de furão.

Sacana!

Colpani disse...

...É capaz de ser dele a idéia de "malhar o judas"...

Philipe disse...

hahahaha. Maneiro. Achei legal o templario.

Unknown disse...

acho tudo isso muito intrigante
mas o mistério me faciana

Unknown disse...

ha parte mas intrigante que eu posso lhes repartir com ha minha pouca informação é de que isso é um misterio .....
mas que nam é nada ipocivel de ser revelado
como ja foi mesmo feito abraços Paulo.....

DIDI E TATA disse...

mesmo com pouco conheçimento acredito que seja verdade o que me facina é que muito tempo atras como conseguirão fazer esse tipo de coisa se nos tempos que estamos hj só seria possivel atravez de um computador e no minimo com um bom programa de edição de imagens, como naquele tempo ele conseguiu esconder imagens dentro da outra com tanta precisão????

Anônimo disse...

Eh. Eh. Eh. Atenção irmão Paulo e Irmão Diego, vamos melhorar mais o portugues antes de escrever algo na internet para todo o mundo ler, OK? Abraços, www.waldirlira@click21.com.br

Anônimo disse...

Lamento muito, mas não tem nada disso no original, as 4 figuras foram grosseiramente maquiadas ( Da Vinci deve estar muito contente, aonde estiver ). Ao invés disso que tal explicar a mão misteriosa com uma faca entre o 4º e o 5º apóstolo à esquerda ?
Evidente que sobrepondo imagens irão "aparecer" outras imagens, experto esse Slavisa Pesci !
15.10.2010