da Folha Online

"O jovem que participou do assassinato do casal Liana Friedenbach e Felipe Caffé fugiu na noite desta quarta-feira de uma unidade do complexo Vila Maria (zona norte de São Paulo) da fundação Casa (ex-Febem).

Liana, então com 16 anos, foi estuprada e morta a facadas pelo adolescente em Embu-Guaçu (Grande São Paulo), em 2003. Felipe, que tinha 19, foi morto a tiros por Paulo César da Silva Marques, o Pernambuco, comparsa do adolescente. Pernambuco já foi julgado, mas recorreu da sentença.

A fuga aconteceu por volta das 18h. Ao menos dois internos teriam deixado a unidade pulando um muro.

Apesar de o tempo máximo de permanência do adolescente na fundação (três anos) já ter expirado, ele havia permanecido internado porque a Justiça o havia considerado incapaz de cuidar de si mesmo depois de atingir a maioridade civil.

Com a sentença, o jovem deveria ter ido para um hospital psiquiátrico em novembro do ano passado.

A Secretaria de Estado da Saúde, incumbida de indicar um estabelecimento para onde ele iria, sugeriu dois locais --as casas de custódia de Taubaté e de Franco da Rocha-- que acabaram rejeitados pela Justiça por serem destinados a adultos.

Sem dispor de uma instituição de saúde própria para adolescentes, a secretaria sugeriu, então, que ele fosse mantido na própria Febem, onde receberia tratamento de profissionais da saúde. O jovem deveria permanecer na Febem até a decisão final da Justiça."

PS: e eu que achava que só ricos e milionários não ficavam presos. Como dizia o poeta, "parem o mundo que eu quero descer".

2 comentários:

Colpani disse...

Não boto muita fé na regeneração de indivíduos como esses. Para mim, só haveria uma saída.

Colpani disse...

Já foi localizado o meliante. Voltou para trás das grades... até a próxima fuga.