"Sensação de segurança para o motorista ou risco de acidentes de trânsito? Um projeto que regula o uso de películas nos vidros dos carros foi aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado. Se ele passar no plenário, os vidros dos carros podem ficar um pouco mais escuros.
Nas ruas muitos motoristas se escondem atrás dos vidros escuros. Em alguns não é possível ver nada dentro dos automóveis. Só em uma oficina de Belo Horizonte são colocadas 800 películas por mês. Flávio de Souza trouxe o carro novo para instalar a película. "Prefiro que a minha família, que a minha esposa e as minhas filhas não sejam vistas pelos ladrões”, diz.
Um projeto aprovado na quarta-feira pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado prevê um escurecimento ainda maior dos vidros dos carros. Ele ainda precisa passar pelo plenário do Senado e ser sancionado pelo presidente.
Se o projeto for aprovado vai ficar ainda mais difícil enxergar quem está dentro dos veículos. Nos vidros laterais dianteiros o índice de luminosidade mínimo permitido vai passar de 70% para 28%. No pára-brisa a redução vai ser de 5%. Nos demais vidros do carro, o índice poderá cair de 50% para 15%. “Quer dizer a quantidade que você consegue enxergar. Se eu falar que você tem uma película de 50%, quer dizer que a sua visão está comprometida em 50%”, diz o perito de trânsito Ricardo Simões.
O especialista em leis de trânsito Carlos Cateb faz um alerta. “Quanto menos claridade, luminosidade tiver dentro do veículo maior será a incidência de acidentes. E quanto mais claro dentro do veículo melhor para a comunidade como um todo”, acredita.
A proposta está dividindo a opinião dos motoristas. “Eu acho que é uma faca de dois gumes”, acredita um deles. “A visibilidade fica horrível”, concorda outro. “Se aumentar pretendo escurecer sim. Na realidade e uma falsa proteção, mas eu me sinto mais segura”, admite uma terceira."
Fonte: Jornal Hoje
Nas ruas muitos motoristas se escondem atrás dos vidros escuros. Em alguns não é possível ver nada dentro dos automóveis. Só em uma oficina de Belo Horizonte são colocadas 800 películas por mês. Flávio de Souza trouxe o carro novo para instalar a película. "Prefiro que a minha família, que a minha esposa e as minhas filhas não sejam vistas pelos ladrões”, diz.
Um projeto aprovado na quarta-feira pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado prevê um escurecimento ainda maior dos vidros dos carros. Ele ainda precisa passar pelo plenário do Senado e ser sancionado pelo presidente.
Se o projeto for aprovado vai ficar ainda mais difícil enxergar quem está dentro dos veículos. Nos vidros laterais dianteiros o índice de luminosidade mínimo permitido vai passar de 70% para 28%. No pára-brisa a redução vai ser de 5%. Nos demais vidros do carro, o índice poderá cair de 50% para 15%. “Quer dizer a quantidade que você consegue enxergar. Se eu falar que você tem uma película de 50%, quer dizer que a sua visão está comprometida em 50%”, diz o perito de trânsito Ricardo Simões.
O especialista em leis de trânsito Carlos Cateb faz um alerta. “Quanto menos claridade, luminosidade tiver dentro do veículo maior será a incidência de acidentes. E quanto mais claro dentro do veículo melhor para a comunidade como um todo”, acredita.
A proposta está dividindo a opinião dos motoristas. “Eu acho que é uma faca de dois gumes”, acredita um deles. “A visibilidade fica horrível”, concorda outro. “Se aumentar pretendo escurecer sim. Na realidade e uma falsa proteção, mas eu me sinto mais segura”, admite uma terceira."
Fonte: Jornal Hoje
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