18 de out. de 2006

Sites Off II


Encontrei uma notícia na folha de Pernambuco sobre a ação da Polícia Federal, no dia 16/10, contra a pirataria na internet. Não sei se está ligada aos demais sites de compartilhamento mas diz ter apreendido o equipamento do responsável pelo site legendaz, Ricardo Cavalcante Maranhão, vulgo Firecool. Abaixo está a notícia na íntegra:

16/10/2006 11:16
PF fecho cerco a sites de venda de pirataria na web
Tiago Negreiros
Agência Nordeste

RECIFE – A Polícia Federal deflagrou hoje pela manhã uma operação contra a venda de produtos piratas na Internet. A ação de busca e apreensão acontece em 15 estados do Brasil, entre eles Pernambuco, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Goiás, Rio de Janeiro, Paraná e Espírito Santo. No Recife, a Polícia Federal apreendeu material e indiciou duas pessoas, responsáveis por sites que disponibilizam produtos falsificados na Internet. Alexandrino Leal Figueiredo e Ricardo Cavalcante Maranhão, de idades não informadas, tiveram os HDs e CPUs de computadores apreendidos pela polícia.
Segundo informações do delegado responsável pela operação no Estado, Santiago Amaral, o suspeito Alexandrino Leal Figueiredo era responsável pelo site www.adrofig.oi.com.br que, através da empresa paulista Só Sucesso, realizava venda de músicas, jogos e outros artigos piratas. A apreensão de todo o material de Alexandrino aconteceu em sua residência, no bairro de Boa Viagem, no Recife. O confisco do material de Ricardo Cavalcante Maranhão aconteceu em sua casa, no bairro do Rosarinho, no Recife. Ele é o responsável pelo site www.legendas.com.br, que disponibiliza para os internautas diversos filmes que ainda não foram lançados no Brasil. O acusado alegou à polícia que o número de usuários que freqüentam o site não passa de 300 mil.

Mais informações aqui e aqui e aqui.

Nota: já baixei dezenas de legendas no referido site e nunca vi comercialização alguma seja de filmes, seriados ou das próprias legendas. A notícia do último "aqui" refere-se a prisão de brasileiros que estavam disponibilizando músicas em rede P2P. Um pouco abaixo está escrito que o alvo das gravadoras não são os que baixam mas sim os uploaders. Dessa forma, você aí que está lendo essa nota com o seu traseiro gordo na cadeira estofada pode ser alvo a qualquer momento de prisão e ser indiciado por violação dos direitos autorais pois quem usa rede P2P, ao mesmo tempo em que está baixando o arquivo está também disponibilizando-o, tornando assim, a maioria de nós, criminosos na mira das gravadoras. Pessoalmente acho isso a maior palhaçada; sou da opinião do censo comum: com tanto coisa pra investigar, a PF vai atrás do pessoal que está compartilhando arquivo como que se essas atividades iriam inibir ou até mesmo reduzir as trocas de arquivo pela net que acontece desde o tempo do "michelangelo". Acho mais interessante se empenharem em buscar caixas 2, origem de dinheiro para a compra de dociê e etc que nós conhecemos.

2 comentários:

Irmão Fabiano disse...

Juro que a primeira coisa que pensei foi no Lost de hoje. Merda.

Anônimo disse...

Pelo que li aê na NET parece me que eles tinham outros sites que vendiam, além do fórum (como legendaz). É foda msm, tem tantas outras preocupações no Brasil, e os caras vão nos peixes pequenos. Fala Sério.