8 de set. de 2006

Cidade fantasma


Para quem não sabe, muitas cidades da antiga União Soviética existiam apenas por se localizarem em pontos estratégicos no continental território comunista. Eram totalmente mantidas por recursos oriundos do Kremillin, pois não conseguiam produzir fontes de subsistência necessárias para sobreviver.
Com o fim da Guerra Fria e a conseqüente crise econômica da União Soviética (não necessariamente nesta ordem), estes recursos cessaram, além de não mais haver interesse geo-político-bélico do poder russo sobre estas cidades. Sem condições de auto-suficiência, os moradores simplesmente migraram para cidades maiores, criando verdadeiras oasis fantasmas no interior da Rússia.
Clique na imagem e acesse a galeria de fotos de uma dessas cidades. Pelo relato, são dezenas, senão centenas, de cidades assim.


1 comentários:

Predador Design disse...

Fala Irmão Fabiano...
Cara, no link que vc passou, tem apenas uma cidade fantasma, Chernobyl, que foi evacuada após o incidente com a instalação nuclear, e que estará altamente contaminada pelos próximos séculos.
Mesmo usando traje protetor, a pessoa que visitar Chernobyl, só pode ficar por algumas horas, devido à quantidade de radiação existente em uma gigantesca área.
Os cidadãos só foram evacuados no dia seguinte ao acidente, e ainda hoje muita gente sofre com os efeitos da radiação.