30 de ago. de 2006

Snatch - Porcos e Diamantes



Sei que estou "meio" ausente do blog. Poucos posts, poucos comments. Culpa deste Snatch - Porcos e Diamantes (Snatch, 2000), que me furtou duas noites de sono e horas de blogger.

Arrependimento?? De jeito nenhum!! Snatch, para quem nunca assistiu, é um dos melhores filmes do gênero thriller - luta, confusão, roubos, mortes e grandes sacadas de carinhas muito espertos e violentos.

Este é o tipo de filme para quem gostou de Pulp Fiction ou mesmo Onze Homens e Um Segredo. É rápido, de rápidas sacadas e tiradas e cujo final, bem, apenas surpreendente.

Clique na imagem para ampliar

Os personagens são apresentados aos espectadores, um a um, sendo uma das melhores jogadas do filme, sem dizer a trilha sonora, que deixa o enredo mais rápido e encurta a conexão das cenas.

O filme pode parecer confuso pelo grande número de personagens, mas basta um QI acima de 80 para entedê-lo. Os personagens são verdadeiras caricaturas de vilões: um mata e alimenta os porcos (com sua vítimas); outro é um russo que "desvia de balas"; tem um que possui "dentes de balas" que confeccionou após ser alvejado com 6 tiros; outro é um judeu sem ser judeu; um tem 4 dedos e adora jogatina; um é mestre em fuga, mas é gordo e não consegue fugir. Ah, é claro, tem o personagem de Brad Pitt (Mickey), um cigano campeão de boxe com uma maneira de falar, no mínimo, curiosa: ele fala sem colocar espaços entre as palavrasassimcomoeutoescrevendoagora. E tem, por último, mas não menos importante, o cachorro que "apita".
O diretor Guy Ritchie parece estar se divertindo durante todo o filme, já que não abre mão de utilizar qualquer recurso que possa auxiliá-lo na narrativa: flashbacks; cenas congeladas; divisão de telas; legendas; slow motion; desenvolvimento de inúmeras ações paralelas; e assim por diante. No entanto, apesar de nada original (ele já havia empregado todas estas técnicas em Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes), Ritchie ainda consegue surpreender o espectador, como na cena em que inverte a ordem cronológica dos acontecimentos ao acompanhar uma perseguição de carro - algo que só percebemos mais tarde.
Em meio a tantas porcarias que estão sendo exibidas na telona, nada melhor que um olhar no passado.
Snatch é altamente recomendável.
Agora é a vez de "Jogos, trapaças e dois canos fumegantes".

Lambuja:

Vídeo com as melhores cenas do filme:

0 comentários: