29 de abr. de 2006

O que fazer no final de semana?




Muitas pessoas se perguntam o que fazer no final de semana. Algumas saem no sábado a noite para festar, ir a shows, boates e comer em restaurantes e afins. Outras preferem os domingos, algo mais reservado, assistir um filme no cinema ou mesmo em casa etc. Tem também aqueles malacos que emendam desde sexta (e porque não quinta!), enchem a cara de cerveja e caem nos bueiros, nas sargetas, só fazem cagada que no outro dia se arrependem mas voltam a repetir os mesmos atos final de semana depois. Têm aqueles que vão à igreja e outros à zona; e têm também os que ficam em casa sem fazer nada. Eu gostaria de fazer um churrasco final de semana mas no meu apartamento não tem churrasqueira, portanto, espero retornar ao meu lar original (que tem uma bela churrasqueira) para fazer um delicioso assado.

Não é a questão de comer a carne, suculenta e macia, mas sim de todo o ritual que envolve fazer o churrasco. É como pescar: comer o peixe vem em segundo plano. O churrasco precisa de atenção com o tempero, com o espetar e com o cuidar a carne para que não fique fora do ponto. Depois vem o problema que todos querem comer ao mesmo tempo e o ponto da carne não agrada a todos; e todos reclamam. Mas isso faz parte. Enquanto se assa a carne, se toma uma cerveja estupidamente gelada. Não cabe ao churrasqueiro pegar a cerveja e cuidar o seu grau; cabe aqueles que estão ao redor do churrasqueiro. É como o gaiteiro: o copo do gaiteiro nunca deve estar vazio. Se ficar vazio, o gaiteiro terá que parar de abrir e fechar o seu fole para encher o copo e o ritmo da música quebrar-se-a. Em um bom churrasco, há somente carne, pão e cerveja. Saladas e pastos não deviam acompanhar pois, seguindo o raciocínio, temos que "o boi come o pasto, o pasto em parte é eliminado e em parte é absorvido nutrindo as células do animal. Assim, o homem ao comer a carne, estará ingerindo automaticamente o pasto". Seria como comer uma macarronada temperada com agnolini. E por que o pão? Várias são as teorias; em minha opinião, o pão serve para ajudar a encher a barriga, devido o custo da carne. Dificilmente você vê um churrasqueiro comendo pão, pois ele estando em contato com a carne o tempo todo, sem estar sob o olhar atento dos demais integrantes da churrascada, pode comer somente carne que ninguém irá notar. Agora, se todos comessem somente carne, quanta carne seria necessário para alimentar dezenas de homens que divertem-se na festa?!. Sem o jogo de truco, o churrasco nunca está completo mas este é um assunto que ocupará outras linhas em momento oportuno. Hoje encerro por aqui, esperando que comentem o post.

Aos que compreendem, um muito obrigado pela inteligência e bom senso...

1 comentários:

Irmão Fabiano disse...

Concordo. O churrasco é algo mais que uma simples refeição, é um encontro, uma sessão, um momento onde amigos podem se usufruir de conversas e baboseiras. A carne, para mim, fica em segundo plano; o que vale a pena é o divertimento, o tempo desprendido.
A Irmandade tem muitos churrascos na história. Felizes de nós...