
"Serão servidos carnes, massas, verduras, legumes e cereais. Como sobremesa, serão servidas frutas. Haverá arroz com feijão diariamente. O tipo da carne e do acompanhamento terá variações na semana, mas a combinação do prato oferecerá sempre uma média de 1.300 calorias. Os cardápios serão elaborados por nutricionistas da Secretaria Municipal do Abastecimento. [...] A comida excedente será encaminhada ao programa Refeição Solidária, da Prefeitura, que a repassará para instituições sociais conveniadas".
Nota: Fui conferir. Sinceramente, fiquei impressionado. Local higiênico, bem organizado, comida com qualidade e ótimo preço. O restaurante popular, instalado na praça Rui Barbosa, centro de Curitiba, serve refeições balanceadas ao preço de 1 real. Por esse preço, não compensa nem lavar a louça em casa, me dizia um senhor que estava junto na fila.
O cardápio iguala-se ao do restaurante universitário (RU) ao qual já estou familiarizado. Na sexta-feira além do tradicional arroz e feijão, saladas e fruta, havia barreado e pirão. Na segunda polenta e almôndegas.
O único inconveniente é a longa fila (mas que tem um fluxo bem rápido). Levei em torno de 45 minutos desde o momento que cheguei na fila até a hora que saí do restaurante.
Esse é um exemplo de que o dinheiro dos impostos que você e eu pagamos, pode ser bem empregado em favor da população para além de encher o bolso de alguns políticos canalhas.
Mas continuarei acompanhando para ver se isso não é somente "fogo de palha".
Até o momento, parabéns à prefeitura de Curitiba pela iniciativa.



7 comentários:
Em Toledo também tem um restaurante comunitário e segundo relatos dizem que é excelente. Não pude conferir ainda pois estou residindo em São Paulo, mas dizem que pessoas de várias castas sociais têm usufruido da barata (e boa) refeição.
Não sei se chega ao nível de ter barreado e outras comidas típicas, mas deve ser bom.
Ae, nânico, a próxima vez que for para Curitiba vê se não me leva para comer comida chinesa de R$ 35,00 o prato.
Nasci e morei por muito tempo em Curitiba, e hoje moro no Rio de Janeiro (argh, que saudades de lá). Esse restaurante popular já existe há um bom tempo, e isso prova que a politicagem pode ser vencida por bons exemplos.
É verdade, o programa de almoço a 1 real existe há um bom tempo. O problema é que a comida não era boa. Se está saborosa, agora, então está perfeito.
Agora, barreado, fora de Morretes, não tem a mesma graça. Nem de graça.
Marcos, esse é o novo restaurante popular. Foi reestruturado recentemente em parceria da prefeitura com o governo federal.
O pessoal que estava na fila junto comigo hoje disse que o antigo restaurante não tinha muita qualidade na comida. Com este, a situação é totalmente diferente (segundo os relatos, neste antigo nunca fui e nem mesmo o conhecia).
Façamos o seguinte fabiano, a próxima vez que você vier pra cá eu escolho o restaurante e pago a conta.
Pô, cara, cheio de filme de boxe na sua lista de favoritos e não tem Touro Indomável e o doc Quando Éramos Reis? Nâo viu ou não curtiu?
Cara, não os vi, mas agora que você falou vou pesquisar sobre eles.
Filmes de boxe são sensacionais.
Snatch, então, o melhor filme já feito!!
Postar um comentário