18 de jan. de 2007

Apocalypto, de Mel Gibson


Estréia 26 de janeiro, nos cinemas brasileiros, o novo filme de Mel Gibson, Apocalypto (veja site do filme aqui). Jaguar Paw (Rudy Youngblood) é um fugitivo que foi capturado pelos maias e iria ser sacrificado em benefício dos mito religiosos dessa civilização. No filme, os maias são encarados do ponto de vista da decadência, construindo templos e sacrificando humanos para resistir ao declínio. O filme é ideológico e difunde estereótipos sobre a cultura maia, como informa o site Nordeste & Cultura.
O professor Johnni Langer, doutorado em História pela UFPR, apresenta uma resenha do filme, em cartaz nos cinemas americanos desde o dia 08 de dezembro de 2006.
Confira a resenha no Depósito do Véio.

Para Johnni Langer, "a produção e os figurinos são um dos pontos fortes do filme". E complementa: “a citação de deidades ao longo do filme também reproduz corretamente o panteão mesoamericano: Ixchel (deusa da Lua), Kukulcan (a serpente emplumada, o Quetzacoatl dos toltecas e astecas), Ek Chuak (deus da guerra e dos sacrifícios)”.
Se A paixão de Cristo fez ressuscitar o latim e o aramaico, Apocalypto investe na recuperação da língua maia: “A linguagem empregada em toda a produção foi um dialeto sobrevivente dos maias atuais, concedendo uma maior autenticidade à trama” – escreve Langer, ao ressaltar as qualidades da obra do renomado ator e diretor de Hollywood.
Contudo, o diretor não trai sua visão tradicional ideológica: “As grandes quantidades de referências no filme para os sacrifícios humanos, as descrições dos guerreiros maias como pessoas muito perversas, conduzem a uma visão desta sociedade como inexoravelmente condenada. O que resta para salvá-la? O cristianismo é claro”. Diversos aspectos do filme recaem num dualismo pouco esclarecedor: “os maias são representados como um povo sinistro e maligno. A começar pela destruição extremamente violenta da aldeia do protagonista, morte brutal de vários membros e captura para escravidão e sacrifício”. O site oficial do filme é http://apocalypto.movies.go.com/ e pode fazer o usuário esperar um tempinho até ser carregado completamente.

Veja o trailler do filme aqui.

3 comentários:

Irmão Fabiano disse...

Este Necult não seria seu professor, Ir. Colpani?? Por acaso ele acessa o véio rosa??

Anônimo disse...

How about pond filter , why not post something on that for a change?

Bituchi disse...

Eu já vi e adorei! Gibson é um gênio!!!